Acupressão é um método que usa os pontos da acupuntura, mas com os dedos no lugar de agulhas.
Esse ponto da foto é o LI-4, fica entre o polegar e o indicador. Estimula as contrações a ficarem regulares e eficazes, trás alívio na intensidade sentida e ajuda o bebê a descer na pelve e canal vaginal depois que a gestante tiver chegado até dilatação total.
Uso com frequência esse ponto, em alguns momentos do parto.
A acupressão pode ser usada também antes do trabalho de parto iniciar, após 38 semanas (às vezes 37 semanas, dependendo de caso a caso e o motivo da acupressão) para tonificar o útero, ajudar no posicionamento do bebê e, também, como método natural de indução ao parto.
É muito importante ter acompanhamento e orientação de alguém que tenha conhecimento de qualidade sobre o assunto.
Eu sou totalmente adepta à acupuntura, preferencialmente com um profissional que tenha experiência e conhecimento de trabalhar com gestantes. Tenho sempre uma listinha para indicar para as gestantes que acompanho.
Durante o parto, vários outros pontos acabam sendo usados, principalmente quando as contrações estão sem ritmo, sem intensidade; quando a bolsa rompeu, mas as contrações ainda não ritmaram; etc.
É muito interessante de testemunhar as diferentes maneiras e velocidades de resposta do estímulo em cada corpo.
É muito comum eu apertar um ponto e a gestante intensificar as contrações e ter os sentimentos de amor e ódio por aquele pontinho apertado.
“Ai, Rosana!!! Esse pontinho trouxe mais contrações!!!” Mesmo sabendo que mais contrações ritmadas = menos tempo de trabalho de parto.
Obviamente estando o bebê numa posição favorável para o progresso do trabalho parto natural.
Me conta sobre sua experiência com acupressão!
Ou me pergunta suas dúvidas!
*
Tem ebook aqui no site de Acupressão: clique aqui
*
*
Commentaires