• Rosana Seager

Adaptogênicas


Adapto.. o que?

ADAPTOGÊNICAS ou adaptógenas


De adaptação mesmo.

Ervas que nos ajudam a equilibrar nosso corpo como um todo, com efeitos antidepressivos, propriedades anti-fadiga, estimulantes do sistema nervoso central, nos ajudam a ter mais clareza e foco para a concentração. Assim nos ajudam a combater o estresse ou ambientes/circunstâncias estressantes onde vivemos.


A ashwagandha é conhecida como o ginseng indiano. Uma planta muito feminina, muito usada no período do pós-parto para ajudar a mulher a passar por todas as mudanças inerentes ao período do puerpério. Ajuda na exaustão física e mental, atuando na alteração dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), nos ajudando a manter os níveis de estresse mais baixos.


O manjericão-santo, ou tulsi além de adaptogênico é antiespasmódico, analgésico, anti-inflamatório, revigorante, aumenta a vitalidade, tônico e rediz o açúcar do sangue.


Agripalma uma planta que afasta a melancolia do coração, deixando a mente alegre. Erva maternal, sedativa, antiespasmódica, tônica e ajuda no humor. Não deve ser usada durante menstruação abundante, nem na gravidez.


Costumam ser tomadas em cápsula ou tintura materna.


Você já conhecia as plantas adaptogênicas?

Conta aqui sua experiência