• Rosana Seager

amamentação - aqueles primeiros (eternos) dias


Não. Pós-parto e início de amamentação não é esse glamour de cabelo arrumado, sutiã bonitinho, cara plena e fotógrafa profissional. Isso é tudo fachada!


Amamentação de um recém-nascido é mãe zumbi, cabelos colocados para cima de qualquer maneira, olheiras, camisola ou peitos de fora mesmo, calcinha-fralda plenitude, períneo dolorido ou pontos doloridos, barriga de 5 meses de gestação só que mole, peitos esfolados, ou rachados, choro, muito choro, da mãe, do bebê, da filha mais velha que quer atenção, frustrações, mais choro, alternativas, bomba de leite, cansaço, sensação de “onde eu fui me meter?”, dias intermináveis que entram em looping, grude, grude, grude.


Infelizmente, infelizmente mesmo não consegui achar uma foto aqui no meu celular que representasse a versão da Rosana puérpera real nos primeiros dias da Lis nascida. Ainda vou procurar e colocar aqui.


Por acaso essa foto está assim, capa de revista, propaganda de margarina, pois a @rochellevirmond veio aqui em casa com a @catarina_rodrigues_fotografia fazer umas fotos com a Clara fazendo teste olfativo. Aproveitamos para tirar umas fotos também.


Fotos assim, querendo mostrar o “pós-parto” são o que mais vemos. Mas são todas fotos fake que não representam a vida real de cada dia. Por trás de uma foto bonita, tratada e mãe maquiada, há enorme carga mental, física e emocional.


Puerpério é um momento super intenso, delicado, montanha-russa de emoções que requer apoio, cuidado, escuta e auxílio.


Amamentação é para a maioria uma curva de aprendizado. Requer tempo, orientação, paciência tanto da mãe quanto do bebê. Isso quando não há fatores que dificultam ainda mais esse processo, como freio curto, cirurgias mamárias, casos de hipoplasia mamária.


Busque informação de qualidade durante a gestação e, principalmente, escolha profissionais atualizados e experientes para te acompanhar e apoiar no pós-parto. Lembrando, também, dos bancos de leite, como Fernandes Figueira, Leila Diniz, etc.


Não sofra sozinha! Busque ajuda!!


#smam#amamentação#smam2020#consultoraaleitamentomaterno#rosanaseager#posparto