• Rosana Seager

Fim da translactação

Atualizado: Out 29


Essa foi a última foto que tirei da amamentação com sondinha. Fomos aos poucos diminuindo a quantidade de complementos dados ao longo do dia após o início da introdução alimentar. Lis começou a comer muito bem, ganhando peso super bem.. fui aos poucos vencendo a insegurança de manter apenas no peito sem sondinha e complemento. Tirei todos os complementos do dia e deixei somente o que eu usava para colocar para dormir. Meu marido já falava que dava para tirar esse também. Mas eu ficava extremamente insegura de degringolar tudo.. de afetar o sono da noite, dela não conseguir dormir sem o complemento.. total insegurança minha. Na consulta de 9 meses (quase 10 meses), nossa querida pediatra super incentivou parar de vez com a fórmula. Lis havia ganhado peso super adequado e não havia motivos para manter o complemento. Assim, aproveitei que a fórmula tinha acabado de acabar naquele dia e resolvemos não dar o complemento de colocar para dormir. Ela dormiu rápido só no peito. Deu 20 minutos e ela acordou. Já fiquei tensa achando que era fome (embora tivesse jantado um super pratão de comida). Dei mais peito e ela dormiu rápido. Acordou mais uma vez dentro de 20 min. Já mandei Cauê ligar pra farmácia e pedir para entregarem fórmula enquanto ia pro quarto acolher a Lis. Mas quando peguei no colo, mesmo antes de dar peito ela já soltou muitos gases e voltou a dormir muito rápido. Assim foi e engrenou no sono mais longo da noite.

Na noite seguinte mesma coisa; na seguinte, igual e assim foi. A lata de fórmula continua fechada e a insegurança passou. E dessa forma simples paramos com a complementação e com o uso da sondinha.

Muito de vocês já acompanharam em outros posts e stories, a sondinha era um objeto que eu tinha uma relação de amor e ódio. Foi essencial nas minhas duas histórias de amamentação com minhas duas filhas para a permanência da amamentação. Mas também era extremamente difícil em determinadas mamadas mais agitadas. Tinha dias que queria jogar a sonda longe.

Sinto que minha experiência com a sondinha veio para eu poder auxiliar outras mães que precisem fazer uso dela.

Viva a translactação! Gratidão por sua existência.


#translactação #amamentacaopossivel #amamentacao #amamentacaoprolongada #maternidadereal