• Rosana Seager

Limão: farmacinha caseira


Limão, simples assim!

Limão é um ingrediente essencial aqui em casa.

Ele serve para tudo, né?

Dá aquele gostinho maravilhoso no risoto, no peixe, no frango grelhado, no guacamole, no hummus tahine, torta de limão, biscoitos, limonada, sucos detox, etc.


Quando vem aquela dorzinha de garganta ou nariz escorrendo faz combinação perfeita com gengibre e mel para um boost na imunidade.

O óleo essencial de limão siciliano é muito usado para silenciar aquela mente agitada, para dar foco, elevar a vibração dos pensamentos densos.

O uso do óleo essencial deve ser com informação de qualidade para não acabar arranjando uma queimadura ou intoxicação. Para uso tópico deve ser diluído em alguma base: óleo vegetal, creme, sabonete líquido etc e nunca usado junto com exposição ao sol pois é um óleo fotossensível. Nunca aplicar o OE direto na pele.

Eu, particularmente, gosto de pingar umas 2 gotinhas no colar aromático quando sinto muita bagunça mental ou quando preciso estudar e focar.

Mas também pode ser usado no difusor ou inalador.


O limão é extremamente potente em resfriados, gripes, infecções respiratórias, além de servir como imuno-estimulante, usado de maneira preventiva. É também usado para aliviar náuseas e enjoos matinais.

Estimula a desintoxicação do fígado, melhora o apetite e alivia acidez estomacal, úlceras, artrite, gota e reumatismo.

Também pode ser usado o suco do limão puro numa região com pus ou diluído em água se preferir (por exemplo em acne ou furúnculo). Só precisa lavar bem antes de se expor ao sol.

Queimadura de limão no sol não é brincadeira não! Tenho algumas histórias dessa combinação que resultou em queimadura de 2° grau e foi tratada com lavanda e óleo de 🥥. Conto em outro post.


Já sabem que é super usado em limpeza da casa, né?

Então! É limpeza para tudo: física, mental e emocional.


Conta aí como você usa o limão no seu dia-a-dia!


#terapianaturalintegral #fitoterapia #fitoenergetica #ervas