• Rosana Seager

Mãe é uma construção

Atualizado: 18 de jan.


Mãe é uma construção.

Fala-se muito que quando o bebê nasce, nasce também uma mãe.

Ao meu ver nasce ali um esboço de mãe. Maternidade é o ato de exercer a função de mãe, de cuidar, de amar. E isso só cresce em tamanho e responsabilidade. Cresce junto de todo o aprendizado nas 24h, 7 dias por semana. Cresce nos olhares apaixonados, mas também nos choros e nas birras. Cresce no descobrir que maternidade não é moleza não! Cresce no descobrir que é preciso uma vila para educar uma criança; e as redes de apoio são fundamentais para a sanidade de todos na casa. A troca, a conversa, tudo isso é fundamental para que a maternidade flua de forma mais leve.

Tive a minha lenta construção de maternidade com a Clara, que em algum momento cresceu de forma exponencial. E agora minha noção de maternidade e o meu enxergar como mãe está se reestruturando completamente ao ser mãe da Clara e da Lis. São outros desafios e, também, outras delícias de momentos. Tudo fica mais fácil podendo contar com ouvidos tão generosos de marido, mãe e amigos. Sem contar com minhas alunas de massagem para bebês que semanalmente estão aqui em casa falando, mas também me ouvindo!

Desejo que todas as mães possam ter uma escuta generosa em todos os momentos que necessitarem ao longo da construção de suas próprias maternidades. 💜


#maternidadereal #maededuas #puerperio