• Rosana Seager

Fases do parto: a curiosidade infantil


Ontem começou a jornada de Gestação, parto e pós-parto: preparação e cuidados naturais e foi absolutamente delicioso passar uma hora inteira compartilhando conteúdo e informações sobre fases do parto, pelve e a importância do movimento.


Clara, minha primogênita, super observadora e curiosa que é, vendo toda a movimentação da sala, preparativos para a jornada me pediu para explicar o que é o “úterus” (como ela mesma falou).


Primeiro ela me perguntou para o que serve. E eu respondi: serve para muitas coisas!

E ela ficou contente com essa resposta.

Mas como ela viu o bebê e a pelve, quis saber mais sobre uma das funções do útero que é acolher e gestar o bebê.


E o meu ensaio da jornada foi ali com ela, mostrando onde ocorre a dilatação, como que o útero contrai, como que o bebê vai descendo e girando dentro da pelve. Ela quis aprender onde no corpo dela estava a bacia e cada ossinho. Falei para ela colocar a mão na cintura e sentir seu ilíaco. O olhar dela de impressionada que ela também tinha tudo aquilo foi apaixonante de testemunhar.


Coloquei ela para dormir e fui absolutamente leve para a jornada, para levar esse conhecimento para várias mulheres que foram muito generosas com suas escutas, perguntas e retorno da aula que eu amei dar.


Muita gratidão por essa oportunidade! ♥️