• Rosana Seager

Fase latente do trabalho de parto

Atualizado: 18 de jan.


A fase latente costuma ser a fase mais longa do TP, pois é quando as contrações estão curtas, pouco intensas, espaçadas. A gestante ainda consegue falar tranquilamente durante uma contração. Assim que passa a contração ela volta imediatamente para o que estava fazendo ou falando.

Consegue, na maioria das vezes, interagir com outras pessoas.


Considera-se a fase latente o primeiro estágio da primeira fase do trabalho de parto. Essa primeira fase consiste na dilatação. A fase latente bem lentamente vai dilatando até mais ou menos metade da dilatação (em torno de 5cm). Em mães de primeira viagem o colo precisa afinar primeiro para então começar a dilatar. E as contrações sendo pouco intensas e mais curtas agem menos intensamente no colo do útero. Por isso que demora.


O que fazer nesse período?

Costumo orientar aos casais que atendo que se acontecer de noite/madrugada, procurem voltar a dormir e ignorar as contrações. Descansem enquanto podem.

Enquanto dá para ignorar, ignore!

Obviamente não ignorem se tiver outros fatores como bolsa rota, líquido tingido, sangue, falta de movimento do bebê, algum outro desconforto. Deixe sua equipe informada do andamento do sei trabalho de parto.


O que ajuda?

Muito carinho, descanso, distração da contagem das contrações, comidas gostosas, música gostosa, roupas confortáveis, banho quentinho, massagem, brincar com os filhos mais velhos (se for o caso), namorar, dormir, ouvir relaxamentos, ver paisagens bonitas, dar uma caminhada, assistir alguma série ou filme, dançar... basicamente o que te fizer feliz!


Na hipnose para o parto exploramos exatamente os 5 sentidos da gestante. As coisas que agradam esses 5 sentidos, dando informações de prazer para o corpo como um todo e ajudando na liberação de ocitocina e endorfina!


Como foi sua fase latente?

Conta nos comentários!