• Rosana Seager

Uma troca de olhar diz tudo


Uma troca de olhar diz tudo


A doula tem um papel extenso, que não se resume somente ao parto.

Uma importantíssima etapa do trabalho da doula é durante a gestação, fornecendo informações de qualidade sobre a fisiologia do parto, fases do parto, amamentação, pós-parto, técnicas de alívio de dor, como escutar o próprio corpo, criando um laço de confiança e proximidade, informando as opções, os direitos, etc.


É um apoio constante, apoiando o casal na tomada de decisões, oferecendo tranquilidade e segurança mesmo nos momentos de medo e tensão.


No parto é um papel eclético que varia de acordo com a dinâmica do casal ou da gestante, de acordo com as necessidades do momento; buscando sempre a sensibilidade de entender o que fazer (ou não fazer, pq às vezes o silêncio e a observação são tudo que precisa) em cada momento. Respeito acima de tudo!


O imediato pós-parto é também um espaço de observação e auxílio, caso seja necessário, na amamentação.


O pós-parto é um momento de acolhimento, de escuta, de presença emocional (às vezes física também), fornecendo o amparo para que essa entrada na maternidade seja o mais leve possível. Que a gestante ou casal sintam-se fortalecidos em seus papéis, sabendo que tem com quem contar.


Você teve doula?

Como foi sua experiência?

Conta aqui:


📷 @analeal.photo