• Rosana Seager

Desodorante natural

Errata: talvez seja mais interessante não adicionar o óleo essencial se o uso do desorante for diário, pois na axila há muitos gânglios e o óleo essencial pode acabar acumulando muito nesta região e ser tóxico

Você já deve ter ouvido falar que nossa pele é nosso maior órgão e que não deveríamos passar na nossa pele algo que não comeríamos.


Pois bem, além disso, nossas axilas possuem os linfonodos, responsáveis pela drenagem e toda circulação do braço, caixa torácica e mamas.

Desodorante convencionais (antitranspirantes) possuem alumínio, que bloqueia as glândulas sudoríparas, inibindo suor e reduzindo transpiração. Além do triclosan, parabenos e um escambau de químicas sintéticas nocivas à nossa saúde. Por estar muito perto das mamas, o uso de antitranspirantes está relacionado ao aumento da incidência de câncer de mamas.


Além de todos os impactos ecológicos que os antitranspirantes têm.


Uma boa idéia pensar em alternativas naturais!


Já há mais de dois anos abandonamos o uso de antitranspirantes e passamos a fazer nosso próprio desodorante.

Já existem vários naturais e ecológicos no mercado.

Mas se você quiser fazer o seu próprio, nós usamos o leite de magnésia.


Como fazer:

Primeiro misturar o álcool de cereais (um tiquinho mesmo, só para diluir o óleo essencial, já que este é insolúvel em água).

A diluição do óleo essencial eu uso 1%.

Para um frasco de 150ml, eu coloco 25-30 gotas de óleo essencial (gostamos muito do patchouli aqui em casa).

Depois adiciono leite de magnésia até metade do frasco. Chacoalho bem para misturar com o tiquinho de álcool de cereais e óleo essencial.

Depois completo com água e chacoalho bem também.


Uso num recipiente com borrifador e borrifo nas axilas quando vou sair só.

Acabo nem usando quando fico só em casa. O corpo vai se desintoxicando da química pesada dos antitranspirantes e somado a uma alimentação saudável, o seu cheiro vai ficando mais ameno e mais seu.


Já faz uso de desodorante natural? Compartilha aqui o seu!

Ou marca aqui alguém que precisa saber disso!